segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Tempo

"Eu não posso mudar o que não consigo.

Creio que irão acontecer as mudanças necessárias nas horas necessárias."

Este é um trecho de uma mensagem que li no orkut, que realmente me preocupa. O quanto nós nos deixamos dominar pelo Tempo. Dizia o cantor: "Deixa a vida me levar". Mas, infelizmente, como dizia outro cantor: "A vida não para". E realmente ela realmente não espera.

Obviamente, não estou dizendo que você não tenha que esperar - muitas vezes, você tem que deixar a poeira baixar e a raiva esfriar. Contudo, não se pode procrastinar para sempre o que deve ser feito. Ainda mais quando se trata de um hábito rotineiro. Um sábio, Rabi Nachman de Breslav, escreveu sobre isso em um livro.

"Não cometa o erro das pessoas que desistem de mudar
Porque se acham escravas dos seus hábitos.
Se você desejar verdadeiramente,
E se empenhar nisto, conseguirá sobrepujá-los."

(Licutê Moharan 2:110, do Rabi Nachman de Breslav)

A hora é agora. Não adianta você esperar vir do Céu uma inspiração divina para poder mudar de atitude. Isso não funciona.

Não é a hora quem tem que mudar. Não é a mudança quem tem que mudar. É você.

Existem três erros que temos sobre a ilusão do Tempo:

Passado, Presente e Futuro.

Passado: Nos apegamos muito ao passado. Sentimentos de remorso, vingança, ressentimento e outras coisas destrutivas enraizam-se em nossos corações, todos decorrentes do passado.
Presente: Fugir do Presente. Fugimos do Presente adiando as coisas para mais tarde. Criamos falsas esperanças a respeito do futuro e negamos a situação atual.
Futuro: Ficamos aterrorizados sobre como será o amanhã. Não sabemos que decisões tomar hoje para irmos melhor amanhã e assim, nos paralisamos.

Repare que são todas maneiras de fugir do momento "Agora".

Passado: "Ah, mas eu fiz/sofri tal."
Presente: "Pra quê fazer hoje o que pode ser feito depois?"
Futuro: "Mas eu nem sei por onde começar ou se dará certo..."

Não temos controle sobre o Tempo. Mas o Tempo pode ou não ter controle sobre nós. Quando você diz que vai dar esperar as mudanças necessárias nas horas necessárias, você está deixando o Tempo controlar a sua vida.

Você é um Ser Humano. Tenha orgulho disso. Puxe o Tempo pelos cabelos e diga: Eu vou viver conforme eu quiser.

No entanto, enquanto cair em qualquer um destes três erros a respeito do tempo... você ficará estacionado.

Asmodeus,
Rei dos Demônios

Nenhum comentário:

Postar um comentário