terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ponderações Diabólicas sobre a Ideologia

As origens da Ideologia não são remotas. Na verdade, ela é mais recente na história humana do que se pode imaginar.

No início da humanidade, o conhecimento e a escrita eram privilégios dos sacerdotes letrados. Com o tempo, houve uma democratização do conhecimento e da escrita. Agora, os professores, filósofos, artistas, cientistas, todos eles podiam ter acesso a essa cultura, eram considerado importantes.

Aos poucos, a sociedade se dividiu em duas classes, os produtores de bens materiais e os produtores de conhecimento. Ambas as classes foram aos poucos se distanciando uma da outra. Os produtores de idéias passam a crer que a consciência e o conhecimento são bens por si próprios e que eles independem dos bens materiais, tornando os produtores de bens materiais quase obsoletos - e tendem a julgar-se superiores que eles.

Um exemplo rápido, para não perdermos a linha do raciocínio: um professor supervalorizando seu emprego, comparando-o com o de um agricultor. Esse raciocínio é falso, obviamente, visto que sem a comida produzida, não tem professor para lecionar ou produzir idéias. No entanto, esse afastamento das duas categorias gerou uma certa aura de preconceito entre elas.

Esse pensamento de que "as idéias movem o mundo" é a Ideologia. A Ideologia, logo, vem da classe produtora de conhecimento. Como a classe produtora de conhecimento tem domínio da comunicação de massa, a Ideologia se espalha rapidamente, como uma epidemia. A Ideologia, portanto, é a visão da Classe Dominante, ou seja, a classe dos produtores de idéias: filósofos, pensadores, cientistas, artistas, professores etc..

A Ideologia tomou então o lugar da Religião. Se antes você tinha um ideal baseado na crença dos deuses, agora você tem um ideal baseado nos conceitos da Classe Dominante, teoricamente baseados na razão. E a Ideologia, como a Mitologia, é um meio de explicar o mundo, mas não corresponde 100% a realidade e sim, a maneira da Classe Dominante de enxergar o mundo.

A Ideologia é posta como um dogma universal, de forma parecida a Santíssima Trindade Católica, à Sola Scriptura protestante. São impostas e colocadas sem questionamentos. Nossos sacerdotes agora são os Ideólogos.

Infelizmente, para os Comunistas e Socialistas, o Marxismo é uma Ideologia. Marx não era um produtor de bens - era um intelectual e filósofo. A Classe Dominante não corresponde à Burguesia, ela corresponde precisamente àqueles que produzem idéias para a Sociedade. Obviamente, o Capitalismo também é uma Ideologia.

Logo, visto que a Ideologia tem sua ascensão após a Idade Média, podemos dizer que a Ideologia é um fenômeno moderno. As informações que recebemos dos nossos meios de comunicação são tão impregnadas por ela que é difícil libertar-se da Ideologia.

Infelizmente, não podemos utilizar isso como desculpa para a ignorância da Classe Dominada. A Classe Dominada tem o poder de mudar sua posição quando quiser, basta passar a instruir-se. Com o tempo, ela poderia ter acesso às mesmas armas e modo de pensamento da Classe Dominante, poderia enxergar seus defeitos e escolher seu próprio destino, rumo a uma nova sociedade.

Mas a Classe Dominada já fez sua escolha. E ela disse claramente: "Queremos ser gado". Trocaram a inovação e a mudança pela complacência, a audácia pelo conforto. Um Vale Miséria, uma Tv, o dinheiro pra ter o que comer e beber uma cervejinha no fim de semana: é tudo o que eles querem. Temos o péssimo hábito de culpar a Classe Dominante, os Burgueses, o Estado, os Reptilianos, a Religião por todas as coisas ruins que acontecem. Mas a Classe Dominada nada faz. Alguns da Classe Dominante chegam, criam ONGs, centros culturais... e tudo o que a Classe Dominada quer é que nada aconteça, nada mude!

O Estado distribui certos remédios gratuitamente - alguns não vão porque tem preguiça, não gostam do sabor do remédio... Informação não falta, estamos na Era da Informação. E na Era da Informação, quando queremos saber sobre alguma coisa, procuramos e pesquisamos. Contudo, a Classe Dominada quer isso. Ser Dominada. E não é mais culpa da Religião ou Ideologia. Nem culpa da Classe Dominante.

É um período de escolhas. Agora, cada um deve fazer a sua, Dominante e Dominado. Qual a sua escolha?

Asmodeus,
Rei dos Demônios

Nenhum comentário:

Postar um comentário